Viver Localmente
Viver Localmente é uma tendência global que vem ganhando força também no Brasil, mas você pode estar se perguntando: do que é que se trata? Pois bem, neste texto vamos esclarecer algumas dúvidas que você possa ter sobre Viver Localmente.
É o hábito de consumir produtos e serviços de fornecedores locais, do seu bairro ou região. Hoje vamos explicar um pouco mais a respeito e mostrar os benefícios e melhoria na qualidade de vida que esta prática proporciona, venha com a gente e descubra como é bom viver localmente!
O negócio local sempre esteve próximo de você com bom relacionamento e atendimento personalizado. Quando você escolhe o comercio local, todos ganham. As vantagens são inúmeras: é perto da sua casa, o pequeno comercio devolve a comunidade, empregos são gerados e o dinheiro fica na cidade.
Por que apoiar o comércio local é tão importante:
–Os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos formais do Brasil, apoiá-los significa ajudar diversos trabalhadores a manterem seus empregos.
– Os negócios locais impulsionam a economia e, promovê-los gera ganhos para toda a região, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo, com mais empregos e melhor distribuição de renda.
– Quando apoiamos o comércio local, o seu desenvolvimento acarreta um melhor atendimento, melhores produtos e uma evolução geral da empresa para atender a sociedade.
– Utilizar os serviços do seu bairro faz com que o dinheiro circule na sua região, aumentando o desenvolvimento geográfico.
– Quando o comércio local se desenvolve, mais empresas surgem na sua região, estimulando o surgimento de novos empreendedores.
– Quando as empresas locais se fortalecem, a região ganha em infraestrutura, segurança, lazer e condições de vida em geral, pois a arrecadação aumenta e consequentemente os investimentos e melhorias.
– Com a melhoria da infraestrutura a região também ganha no setor turístico, pois recebe mais visitantes, que consomem produtos e serviços locais.
Segundo Priscila Scandelae, Gerente de Marketing da imobiliária Veneza: “Quando você consome localmente no seu bairro, você ajuda a mudar economicamente e socialmente a região onde você vive.”
Pequenos comércios como padarias, lojas, cafés e minimercados em seu bairro são ótimas opções, afinal, comprar no comércio local não só melhora a vida da sua cidade e a economia, mas também se trata de um ato solidário e consciente.
Outro ganho é que vivendo localmente, há menos deslocamentos na cidade, menos poluição, menos trânsito nas cidades e mais qualidade de vida para todos.
Quando valorizamos um negócio local, estamos valorizando aquele empreendedor, sua família e seus funcionários além de um atendimento mais humano e personalizado. Incentivar micro e pequenas empresas faz a comunidade se desenvolver e oferecer melhores serviços.