Unindo tecnologia, inovação e grande preocupação com o ESG, líder na América Latina, TODOMODA, divulga detalhes sobre sua operação no franchising
Com crescimento de 12,9% no 2º trimestre comparado ao mesmo período de 2022, o setor de franquias teve um salto no faturamento, passando de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões, de acordo com recente pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O setor de moda foi um dos que obtiveram maior crescimento, ao lado de hotelaria, turismo e alimentação food service, influenciado principalmente pela retomada dos hábitos sociais presenciais, como o ato de ir a uma loja escolher o que vestir, por exemplo. Um aspecto bastante interessante sobre este crescimento de mais de 16,8% no faturamento, está ligado ao fato da retomada das atividades corporativas, o que fez com que muitas pessoas precisassem renovar seus guarda-roupas, tendo o setor se beneficiado bastante do maior engajamento nas lojas físicas e os maiores investimentos em tecnologia e maturação das marcas e seus franqueados.
A indústria da moda e acessórios é um dos segmentos mais relevantes para a economia nacional. De acordo com informações da Receita Federal, através de análise feita através do CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica), são mais de 1,5 milhões de varejistas, representando o dobro de restaurantes, por exemplo.
Não é segredo nenhum que os investidores têm buscado, cada vez mais, aprimorar o segmento unindo inovação e sustentabilidade, a fim de entregar novas experiências aos clientes. Provadores virtuais, tecnologias de Scan & Go (pague e vá, na tradução livre) e até mesmo estoques monitorados e abastecidos por inteligência artificial (machine learning), já são uma realidade na ótica dos investidores, que buscam investir em negócios inovadores e preocupados com o impacto ambiental e social desses segmentos, mesmo num mercado tão tradicional como o da moda.
Entendendo a grande oportunidade no mercado brasileiro, a Blue Star Group, dona de marcas que são líderes globais, escolheu São Paulo como o ponto inicial de seu processo de expansão pelo país com a marca TODOMODA, através do modelo de franquias, como parte de sua estratégia para toda a América Latina.
"O objetivo do canal de franquias para TODOMODA, assim como nos demais países onde a marca está presente, é democratizar o acesso aos seus produtos e gerar conexão emocional com sua comunidade de clientes, fazendo com que se sintam à vontade para expressar sua personalidade através dos acessórios, com inovação, tecnologia da personalização da experiência.", conta Claiton Santos, Diretor de Expansão Global da marca.
Sobre as franquias TODOMODA
Considerada uma love brand (marcas que conquistam um vínculo emocional com seus clientes) em vários países da América Latina, a TODOMODA conta com um sistema integrado de informações a qual o franqueado tem acesso, podendo consultar todos os documentos de capacitação necessários para operação da sua unidade.
O processo de 'welcome on board', onde o franqueado tem a possibilidade de experienciar a marca numa visão 360º, é de extrema importância para que o investidor conheça, na prática, todos os processos de customer experience, gestão, relacionamento e tudo mais o que envolve a operação de uma loja de reconhecimento internacional.
O executivo Adriano Magalhães, responsável pela marca no Brasil, diz ainda: "Somos mais que uma marca. Acreditamos que o nosso papel é ajudar a expressar a personalidade de cada pessoa (através de produtos e experiências de comunidade). Usamos ferramentas de IA e análise de dados para entender nossos clientes e oferecer as melhores propostas que expressam as suas necessidades, seja através de acessórios de moda ou produtos de papelaria ou maquiagens. Nosso franqueado deve possuir, além do conhecimento do mercado local e regional, fortes habilidades de se relacionar com diferentes pessoas, ter o espírito inovador, estar preparado para um futuro sem barreiras e, principalmente - ser apaixonado pelo que faz e apaixonado por sua comunidade de clientes.", tratando sobre o perfil ideal dos franqueados.
A TODOMODA possui 10 unidades, sendo 8 na capital de São Paulo, duas na região do ABC Paulista e uma em Campinas, interior do estado. Com investimento mínimo de 400 mil reais, os investidores poderão obter um payback entre 18 e 36 meses, contando, para isso, com total apoio e treinamento da marca um trabalho conjunto de excelência.
A operação é um modelo de negócio inovador, pois alinha grande rotatividade de produtos nas lojas, com frequente implementação de novas coleções. Por isso a importância da Inteligência Artificial aplicada nos processos, para nortear as tomadas de decisões em tempo real, de acordo com os dados obtidos. a solidez da marca, com a transferência de seu know-how e tempo de mercado é o que confere a segurança aos franqueados e, claro, a força de uma marca globalmente reconhecida.