Toxina botulínica na estética: Rejuvenescimento e tratamento de rugas
A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma das principais escolhas para quem busca rejuvenescimento facial. Essa substância é aplicada em rugas e linhas de expressão, visando proporcionar uma aparência mais jovem e uma pele mais firme.
No cenário brasileiro essa técnica se tornou uma verdadeira tendência, a toxina Botulínica é aplicada em áreas específicas do rosto, como nos músculos responsáveis pelas expressões faciais relaxando essa musculatura, além de proporcionar uma aparência mais jovem e descansada.
A dentista Dra. Bárbara Jordão comenta : “Se você deseja minimizar os pés de galinha, as rugas na testa e os vincos na glabela (espaço entre as sobrancelhas), o Botox é a escolha mais adequada. Esse procedimento, quando realizado por profissionais qualificados e com os cuidados necessários antes e depois da aplicação, pode proporcionar resultados incríveis”.
Os efeitos do Botox levam um tempo para aparecer, tornando-se perceptíveis após alguns dias e alcançando sua plenitude em aproximadamente duas semanas. A duração dos efeitos pode ser diferente para cada indivíduo, mas em média, eles se mantêm por um período de três a seis meses. Vale ressaltar que esses efeitos são passageiros e vão diminuindo progressivamente ao longo do tempo.
“A aplicação de Botox é um procedimento que não possui um efeito imediato na pele, não deixa sinais visíveis e não exige um período de descanso prolongado. No entanto, é recomendado que, durante as primeiras quatro horas após o tratamento, o paciente evite se deitar, praticar atividades físicas intensas ou tocar na área tratada. Essas medidas simples ajudam a assegurar que o Botox permaneça no local correto para um resultado eficaz. Após esse breve período de precauções, é possível retomar as atividades normais, inclusive o trabalho”, explica a Dra. Bárbara.
Em uma abordagem inovadora para a manutenção da juventude facial, especialistas estão adotando o uso preventivo da toxina botulínica, esse método não é destinado a corrigir, mas sim a prevenir o aparecimento de linhas de expressão marcantes.
A estratégia consiste em aplicar doses controladas do produto em indivíduos que ainda não apresentam sinais acentuados de envelhecimento. O objetivo é retardar o desenvolvimento das chamadas rugas dinâmicas, que com o tempo podem se tornar permanentes.
Ao inibir seletivamente a atividade muscular em áreas propensas à formação de rugas, o Botox preventivo contribui para a preservação de uma estética mais jovem por um período prolongado. Especialistas reforçam que a técnica, além de estética, pode ser um investimento na autoestima e bem-estar dos pacientes.
“A finalidade da Toxina Botulínica é promover o relaxamento dos músculos faciais, suavizando as linhas de expressão e rugas. Diferente do Ácido Hialurônico que serve para aumentar o volume, oferecer suporte ou reajustar as estruturas faciais onde é injetado”, finaliza a Dra. Bárbara Jordão.