Phygital: nova tendência do varejo une o melhor de dois mundos
Com a crescente expansão das compras online e o avanço tecnológico, a digitalização das compras tem se tornado uma tendência cada vez mais comum entre os consumidores. A praticidade e a comodidade de poder comprar tudo o que precisa sem sair de casa e a qualquer hora do dia, ou a possibilidade de ir até uma loja física, para ter uma outra experiência de compra, na mesma loja, tem conquistado a confiança dos clientes e proporcionado um aumento considerável no volume de vendas, já que o consumidor tem se adaptado, cada vez mais, a essa liberdade de diferentes experiências de consumo, graças a essa transformação digital.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen em 2022, o comércio eletrônico no Brasil cresceu 2% em relação ao ano anterior, impulsionando ainda mais a digitalização das compras. Além disso, o estudo apontou que o número de usuários que fizeram compras pela primeira vez na internet aumentou em 24%.
Para Evandro Maximiano, CEO da BuyBye, a digitalização do comércio impacta diretamente na experiência física dos consumidores, o chamado ‘phygital’.
O termo “phygital” é a junção das palavras “físico” e “digital” (no inglês), e essa expressão tem ganhado cada vez mais força no mundo do varejo. A ideia é unir o melhor dos dois mundos, trazendo a facilidade e praticidade do mundo digital para o ambiente físico das lojas, criando uma experiência totalmente integrada para o consumidor.
"O phydigital é a criação de recursos e mecanismos que permitam ao cliente ter excelentes experiências envolvendo o universo físico e digital. Imagine você entrar em um supermercado, colocar suas compras no carrinho e, ao invés de ir para a fila, fazer o pagamento das suas compras pelo seu celular, e ir direto pra casa. Esse é um excelente exemplo do phydigital." esclarece Evandro Maximiano, CEO da BuyBye, um mercado inteligente que proporciona a compra autônoma aos consumidores.
Este termo, que já vinha sendo testado há algum tempo, tornou-se mais popular durante a pandemia de Covid-19. De acordo com apontamento feito pela InfoMoney, o setor de lojas autônomas, principal no fornecimento de experiência phydigital, ainda não possui dados consolidados suficientes, que permitam um mapeamento mais preciso do crescimento do setor, mas estima-se que haja atualmente mais de 6 mil lojas deste tipo em funcionamento no Brasil.
Se antes os consumidores escolhiam entre comprar online ou na loja física, hoje essas fronteiras são cada vez mais tênues. Uma pesquisa recente realizada pela Mindbowser mostra que as pessoas estão cada vez mais abertas a essas novas experiências, com 82% dos entrevistados afirmando que concordam que as lojas agora precisam oferecer ambientes mais tecnológicos.
“Para que essa integração funcione bem, é extremamente necessário que a transformação digital esteja presente na cultura da empresa. Hoje o consumidor está empoderado. Ao invés de ter apenas a opção da compra física, ou apenas a digital, o consumidor tem preferido a liberdade de fazer como quiser, alinhado às suas expectativas de experiências de consumo.", pontua o especialista em mercado digital.
Apesar dos desafios e das dificuldades inerentes ao processo de digitalização das compras, a tendência é que essa prática se torne cada vez mais comum e dominante em nossas vidas. O uso de tecnologias como inteligência artificial, machine learning e chatbots tende a trazer ainda mais inovação e eficiência aos processos de compra e venda, oferecendo aos consumidores uma experiência de compra mais ágil, segura e personalizada.