O fenômeno dos podcasts
Para quem ainda não conhece, o podcast é um material de comunicação em formato de áudio. Provavelmente você já deve ter se deparado com um podcast em alguma plataforma como Instagram, Tiktok, Spotify, Deezer e Youtube. Esse tipo de conteúdo vem tomando um espaço enorme e gerando entretenimento e difundindo informação com entrevistas descontraídas, sérias, polêmicas sobre diversos assuntos, como tecnologia, arte, cultura, economia, notícia, literatura, música, entre outros.
O podcast, ou vídeocast (quando o conteúdo é difundido em forma de vídeo), assemelham-se à rádio em muitos aspectos, mas a grande diferença é que não é transmitido em direto e fica disponível online para que as pessoas possam ouvir quando quiserem. Outra diferença é que na maioria das plataformas, o conteúdo é agrupado por temas, com títulos e descrições, o que permite que o ouvinte escolha o conteúdo de seu interesse.
O termo “podcast” surgiu a partir da junção das palavras “iPod”, dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e “broadcast”, que significa “transmissão” em inglês. O formato originou no início dos anos 2000, mas no Brasil o primeiro podcast nacional, o Digital Minds de Danilo Medeiros, foi publicado em 21 de outubro de 2004.
Os podcasts podem ser criados por marcas, profissionais de comunicação, jornalistas ou até por pessoas que desejam transmitir alguma ideia, informação ou entretenimento como humoristas, bloggers, médicos, professores etc.
O podcast se assemelha também com o audiolivro, concebido inicialmente para as pessoas com deficiência visual, mas que ganhou o gosto do público em geral.
Segundo a pesquisa “we are social 2021” da empresa norte americana Hootsuite o usuário de internet consome em média 54 minutos por dia de conteúdos de Podcast, para Rodrigo Xavier consultor de marketing, sócio da Megalu Comunicação , esse tipo de conteúdo definitivamente é o mais popular da atualidade, tem registrado recordes de audiências em plataformas como o Youtube e é consumido em todas as redes sociais, os empresários e profissionais de marketing devem explorar esse tipo de conteúdo em seus negócios.
Ainda que não seja um formato novo de conteúdo – tendo em vista a velocidade da transformação e difusão digital – por que somente agora ocorre o “boom” dos podcasts?
Acredita-se que o aumento no consumo e difusão desse formato de conteúdo se deu pela busca de novos conteúdos durante a pandemia, pela facilidade de poder ouvir a qualquer momento e por possuir diferentes formatos. Um estudo realizado pela Globo em parceria com o Ibope, apontou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Entre o público que já tinha o hábito de ouvir, 31% declarou ter ouvido mais podcasts nesse período.
Além do fator quarentena, outro motivo encontrado para o aumento significativo na produção e consumo de podcasts foi a emergência de diversas vozes exprimindo-se sobre diversos assuntos. Pessoas comuns, que não possuam ou não tenham fácil acesso a rádios ou emissoras de tv, podem difundir suas idéias, seus pensamentos, através da distribuição de arquivos de áudio e vídeo pela Internet.
Muitas empresas também estão antenadas nas tendências e já estão investindo nesse estilo, entregando conteúdos mais relevantes e atrativos para seus clientes.
Se você ainda não conhece esse tipo de conteúdo, vale a pena experimentar! Basta ter um aplicativo de reprodução de áudio ou vídeo instalado no celular, escolher o assunto de seu interesse e ouvir ou baixar os episódios que abordem o tema.