Mulheres vem conquistando cada vez mais espaço em ambientes antes dominados por homens
"Toda executiva ou que exerça cargo de chefia nas empresas tem a obrigação de tomar pra si essa causa" afirma a empresária Rafaela Lopes
Ao longo dos anos, as mulheres vêm acumulando conquistas em todas as esferas da sociedade, seja na educação, política e, principalmente, no mercado de trabalho. Embora ainda exista muita luta pela frente, é inegável o poder da presença feminina em ambientes antes predominantemente masculinos.
Um recente estudo realizado pelo Sebrae, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), apontou que 10,1 milhões de mulheres brasileiras estavam à frente de um negócio no quarto trimestre de 2021.
"Ser mulher empreendedora é um pouco desafiador sim. O esteriótipo ainda é algo com que temos que lidar, infelizmente. Perguntas como 'onde está o proprietário', ou ao chegar dentro da empresa, se dirigir a um homem presente ao invés de mim diretamente, ainda são coisas com que temos que lidar. Mas aí é onde a gente se impõe." - comenta Rafaela Lopes, CEO da Greew Transportes, empresa de logística terrestre que tem como principal objetivo auxiliar mulheres empreendedoras, especialmente no ramo da moda.
Embora, de acordo com o IPTC (Instituto Paulista de Transporte de Carga), a presença de mulheres no ramo logístico seja bastante considerável, há de se considerar a imensa disparidade entre os cargos administrativos e operacionais que representam: enquanto, no setor administrativo, a representatividade feminina seja superior a 50% (atividades de escritório), a presença de mulheres efetivamente na 'linha de frente', ou seja, no operacional da logística, representa 1,51% apenas, evidenciando o quanto as mulheres ainda são subestimadas no Brasil.
Para Rafaela, da Grew Transportes, uma das maneiras mais assertivas de se mudar esse cenário é contando com mulheres que já alcançaram posição elevada em suas profissões, a fim de inspirar outras mulheres.
"Eu acredito que toda empresária, empreendedora, ou toda e qualquer executiva que ocupe algum cargo de chefia em qualquer organização, deve tomar também para si esse problema. Deve mostrar às outras mulheres o que fez e como fez pra chegar lá e, sempre que possível, promover políticas organizacionais que oportunizem essas mulheres a terem acesso ao necessário para crescimento na organização, seja com capacitação profissional ou qualquer outra ação. É isso que me motiva, mesmo depois de obter sucesso na minha profissão, a continuar tentando inspirar mulheres, para que a gente ocupe cada vez mais todos os lugares da sociedade. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser!", finaliza Rafaela Lopes, da Greew Transportes.