23/11/2022

Laser nas mãos erradas é arma: mulher quase fica cega após procedimento estético (pode conter imagens desconfortáveis a pessoas sensíveis)

Tamires Silva, de 28 anos, tinha um sonho: fazer despigmentação à laser nos olhos. A moradora de São Paulo só não contava com maus profissionais.

O procedimento é a despigmentação de delineado. Assim como na remoção de tatuagens, ou micropigmentação de sobrancelhas, por exemplo, a despigmentação de delineador definitivo é realizada com o laser Q-Switched na região maquiada. Sua ação consiste basicamente em romper o pigmento em micropartículas; em seguida, o pigmento é absorvido pelo organismo e, aos poucos, eliminado. 

"Tudo vai depender do funcionamento do organismo de cada paciente. Alguns possuem mais facilidade para absorver o pigmento rompido, eliminando de uma forma um pouco mais rápida que outros. Entretanto, um procedimento realizado por um profissional capacitado, com equipametos de qualidade e cuidados intensivos pós-sessão, são cruciais para a satisfação do paciente com os resultados." explica o biomédico Giancarlo Pincelli, da Hell Tattoo.

No dia 5 de Abril, Tamires realizou o procedimento em um curso de remoção de pigmentos realizado no Hotel Holiday em São Paulo por um Professor de Portugal. Após um mês do procedimento, a hemorragia na esclera ainda não tinha sumido, conforme contou em entrevista.

"Estava com pressão intraocular elevada no olho esquerdo. Vivo à base de colírios e medicamentos. Enfim, tive um aumento de 2 graus no meu olho.  Fiquei extremamente preocupada e cheguei a desenvolver síndrome do pânico. Ninguém espera por isso", disse Tamires, paciente da foto que quase perdeu a visão por conta do procedimento feito de maneira errada.

Tamires informou que o atendimento corria normalmente no dia do curso, enquanto o professor responsável contou que o procedimento era seguro e rápido e que qualquer pessoa do seu curso mesmo sem formação acadêmica na área da saúde ou estética poderia realizar tal procedimento com o laser. Segundo esse professor de Portugal qualquer pessoa mesmo sem graduação ou estudo pode trabalhar com lasers

 

Para Giancarlo, do grupo Hell Tattoo - Beleza & Laser e especialista em remoção de tatuagem, o procedimento deve ser executado apenas por profissionais devidamente capacitados tecnicamente que tenha formação acadêmica e responsabilidade técnica como Biomedicina ou Medicina. “Esse é um procedimento que demanda experiência para ser realizado já que a região ocular é muito sensível e qualquer lesão na íris o paciente pode ficar cego com apenas um disparo de laser”, explica.

 

O Biomédico frisa que é necessário tomar os cuidados com esses "cursos livres que são oferecidos onde os alunos praticam sem o devido acompanhamento profissional adequado". Uma pesquisa no Brasil constatou que 80% das pessoas entre 18 e 25 anos desejam realizar algum procedimento estético — de uma mexidinha leve a cirurgias clássicas.