Boca a boca profissional. Startup brasileira otimiza processos de indicações e leva grandes resultados a grandes empresas
Num mundo cada vez mais digitalizado e, por consequência, cada vez mais repleto de produtos e serviços das mais variadas qualidades, o bom e velho ‘boca a boca’ ainda é um dos mais confiáveis, para os brasileiros, na hora da tomada de decisão da compra ou contratação.
Não é de hoje que empresas oferecem aos consumidores o famoso ‘programa de indicação’ onde, por meio de um link exclusivo daquele usuário, é possível indicar aquele produto ou serviço a outros consumidores em potencial e ganhar, como forma de “recompensa” pela indicação, diversos benefícios como cupons de desconto, brindes e chargeback (retorno de parte do dinheiro gasto na compra do produto ou contratação do serviço).
De acordo com um levantamento realizado pela Kantar Divisão de Pesquisa de Mercado, a influência da pandemia no modo de vida das pessoas, fez com que o crescimento de indicações diretas crescesse 51%, contra 42% no período anterior à pandemia. De acordo com a pesquisa, o isolamento social fez com que mais pessoas recorressem à compra online e, para muitos brasileiros, por ter sido a sua primeira interação com a compra digital, a indicação de amigos próximos e familiares foi crucial para a decisão de compra online.
O termo técnico para esta modalidade de publicidade é member get member, que, ao pé da letra, significa “membro obtém membro”. É fato que o consumidor terá muito mais confiança em contratar serviços ou comprar produtos indicados por pessoas em quem ele confia, que já se beneficiaram e avalizam, de certo modo, esta compra.
“Para a empresa é muito benéfico esse tipo de parceria. A economia em publicidade patrocinada, por exemplo, ou campanhas de tráfego, é bastante exponencial, já que ao invés de investir em mídia paga na internet, a empresa pode oferecer recompensas para os usuários que farão essa publicidade para a empresa de forma completamente espontânea. O custo dessas recompensas para a empresa, na maioria das vezes, é muito menor que o investimento em tráfego por meio das campanhas tradicionais, e sem a necessidade de se preocupar com todo o conhecimento técnico que desenvolver essas campanhas demanda” explica Marcelo Pereira, executivo da Beeviral.
O executivo ainda explica que mais de 68% dos consumidores aceitam a indicação de algum amigo ou familiar na contratação de serviços ou compra de produtos. Dessa parcela bastante considerável, 90% dos consumidores confiam plenamente nessa sugestão de compra ou contratação e vai além: aproximadamente 77% desses consumidores dizem que compram novamente, em outra oportunidade, da mesma marca, quando ela foi anteriormente indicada por alguém de sua confiança.
“É como ter um exército de vendedores à disposição da empresa, vendendo dia e noite os produtos e serviços dela e para um público bastante qualificado. E, ao contrário das campanhas tradicionais da internet, a empresa só paga quando efetivamente aquela indicação é convertida em venda, então a perda de investimento é zero!”, completa Marcelo.
A Beeviral planeja e administra, de maneira completamente profissional e otimizada, esses programas de recompensa para empresas de todos os portes. Desenvolvem as melhores estratégias a fim de atrair os consumidores para se tornarem uma espécie de “embaixadores” das marcas e trabalhar efetivamente na promoção dos produtos e serviços.
Para que o member get member funcione da maneira mais assertiva possível, é necessário que a empresa entenda e conheça a fundo seu público-alvo, afinal de contas, o produto ou serviço precisa sanar a dor do cliente da maneira mais efetiva possível, para que ele possa indicar a outros que sofrem da mesma dor. Definir quais serão as recompensas oferecidas também é, segundo a Beeviral, uma decisão importante antes de lançar uma campanha de ‘boca a boca’, afinal de contas, é preciso pensar também no cliente novo, que está vindo por meio da indicação, para que ele também se torne um cliente que indicará para outras pessoas, formando uma rede de indicações grande e sólida.
Isso gera o que, no universo do marketing, chamam de “capilaridade”. Isto é o potencial que a empresa possui de impactar o maior número possível de pessoas, utilizando recursos que geram economia no investimento de mídia, tanto quanto possível.