A escolha do parceiro 3PL como diferencial competitivo de sua empresa.
O cenário do mercado competitivo atual é o maior desafio para que empresas possam manter seu market share e garantir o seu crescimento perante os seus concorrentes nacionais e internacionais. Após a pandemia de Covid-19 as cadeias de suprimentos globais passaram por vários problemas de atendimento como por exemplo o abastecimento de chips para a indústria de bens de consumo. Os transtornos gerados pela Guerra Ucrânia e os embargos empregados aos produtos de origem russa como petróleo e fertilizantes utilizados no setor de produção agrícola tem criado enormes tensões nas redes de abastecimento globais e impactando as produções dependentes de tais insumos.
A situação exposta acima pressiona as empresas para serem mais eficientes por meio da redução dos seus custos de produção através de negociações com os seus parceiros, maximizando os ganhos de produção, empregando melhores processos de produção e, principalmente, reduzindo e otimizando os seus custos logísticos dentro da cadeia de suprimentos na qual está inserida.
Anteriormente as empresas optavam pelo parceiro 3PL levando em conta, principalmente, a redução dos custos pontuais às atividades desempenhadas por tal parceiro e aspectos extremamente relevantes eram minimizados na escolha ou simplesmente não avaliados por não serem de importância da companhia.
Aspectos esquecidos como a inovação incremental ou disruptiva nas operações, emprego de novas tecnologias, transparência operacional por meio de torres de controles, treinamentos constantes dos colaboradores de forma ágil e eficaz, ganhos de escala logística e performance operacional devido ao entrelaçamento em diferentes cadeias de suprimentos, benchmarking com vários setores da indústria e varejo e o atendimento à outras atividades ou serviços da companhia eram encarados de forma a não ser o fiel da balança para a escolha do seu parceiro 3PL.
Tal cenário anterior sofreu grandes mudanças nos últimos tempos e os aspectos esquecidos mencionados anteriormente têm ganhado cada vez mais importância para a competitividade das empresas e criando grande diferenciação dos parceiros 3PL devido a sua forma de atendimento, bem como todas as oportunidades de melhorias operacionais aos seus clientes que estes provedores trazem com sua contratação.
A divisão logística do Grupo GPS leva em conta todos estes aspectos anteriormente esquecidos para proporcionar aos nossos clientes todos os ganhos possíveis de serem empregados em suas operações logísticas. As marcas In-Haus logística, Loghis, Motus e Wrapper que fazem parte da divisão logística do Grupo GPS, são direcionadas para atendimento integrado de toda a cadeia de suprimento nas quais nossos clientes estão inseridos integrando não apenas suas operações de logística interna mas também proporcionando soluções às suas necessidades de transporte, armazenagem externa e industrialização quando necessário.
Os desafios futuros da logística e das cadeias de suprimentos são encarados por nós como oportunidade de melhoria de nossas operações com o potencial de alavancagem de novas parcerias estratégicas e desenvolvimento de novas soluções inovadoras para apoio aos nossos clientes. Integração tecnológica e serviços especializados são características primordiais numa situação contemporânea na qual a inteligência artificial, robótica e outras iniciativas estarão cada vez mais presentes nas atividades industriais e varejo.
A mudança de perfil de consumo da sociedade atual trouxe com ela novas expectativas de experiências de compra não somente para transações B2C, mas também nas transações B2B muito mais complexas, pressionando as empresas 3PLs a serem agentes facilitadoras e integradoras deste acesso com o intuito de acompanhar tais mudanças ao oferecer serviços exclusivos aos seus clientes. Muitos estudos apontam para que as empresas 3PL deixem de ser meramente um provedor de serviços logísticos terceiros para serem empresas agentes de cooperação das empresas que optam por seus serviços.
A cooperação das empresas 3PLs ao ambiente logístico das empresas tomadoras destes serviços envolvem a facilidade para a integração na troca de informações dentro do fluxo da cadeia de suprimentos, comportamento histórico do consumidor final perante as rotinas de abastecimento dos pontos de vendas, redução dos custos logísticos por meio da sinergia e integração em outros cadeias de suprimentos compartilhando armazéns para distribuição, transporte, recursos humanos e tecnologia. Tal cooperação será ainda maior quando pensamos num cenário futuro envolvendo a inserção de várias empresas na Economia Circular, redução das emissões de carbono nos processos de fabricação e transporte, fechamento dos pontos de venda tradicionais e aumento das vendas online com as entregas de última milha.
Níveis de serviços mais elevados considerando pontos como avarias de produtos durante o seu fluxo logístico, confiabilidade da cadeia de suprimentos, treinamento da mão de obra e eficiência da entrega final serão empregados de forma a medir a efetividade das cooperações entre as empresas.
Jazeel dos Santos, Diretor Divisão Logística – Grupo GPS
O Grupo GPS possui uma presença abrangente em todo o Brasil e consolidou-se como o maior grupo multisserviços e o maior empregador do país (com mais de 144 mil colaboradores.) Com uma atuação nacional, o Grupo GPS está preparado para atender aos mais diversos segmentos e oferecer serviços de excelência.