A digitalização do pagamento como "novo comum"
Gastos dos bancos com tecnologia cresceram 8% no ano passado, chegando a R$ 25,7 bilhões
O avanço da digitalização trouxe impactos nos hábitos dos consumidores. Em média, as transações bancárias realizadas por celular somaram a 52,9 bilhões durante 2021, sendo 20% superior a 2020. Segundo a FEBRABAN de Tecnologia, as transações bancárias por celular já ultrapassam 50% de operações feitas pelos brasileiros.
Seguindo o avanço tecnológico, os bancos cada vez mais procuram espaço no mercado digital. Com 13 milhões de novos clientes em e-commerce somente em 2020, a tendência é uma avassaladora procura de digitalização bancária. Usando apenas a internet, o consumidor pode utilizar meios de pagamentos mais simples, sem ser preciso ir a um banco físico. As agências bancárias e caixas automáticos já registram uma queda de 45% e 18%, respectivamente. Além da praticidade, outros atributos presentes nos meios digitais são:
● Menos burocracia
● Menores taxas
● Receber pelas vendas na hora
● Máquinas de pagamento mais sofisticadas
O Pagamento digital é toda transação financeira realizada em plataformas on-line, mobile ou dispositivos habilitados para Internet, através da troca de dados e está em constante desenvolvimento. Ou seja, esse meio será o “novo comum”. 60% dos pequenos negócios já usam meios de pagamentos digitais. Os empresários estão cada vez mais atrelados a pagamentos simples com cartão de débito ou crédito, por isso buscam mais formas de pagamentos alternativos e sempre com menores taxas e condições de repasse, como prazo, por exemplo.
Empresas como a Noknokpay, que utiliza o mercado digital e negocia taxas e condições especiais com os principais meios de pagamentos do país e repassa ao varejo, serão o “novo padrão” para os negociantes. Para a linha contínua do desenvolvimento, as estratégias digitais possuem 72% de todos os vendedores nas modalidades online, como o e-commerce, por exemplo. A tendência para 2022 é um avanço ainda maior de empresas responsáveis por negociações de melhores taxas no meio digital, como a startup Noknokpay, em comparação aos anos anteriores.
A empresa oferece múltiplas opções de pagamento ao consumidor, facilitando ao máximo o ato da compra, que hoje em dia pode ser feita em diferentes plataformas e canais, além de contar com uma personalização única de taxas ao usuário.